GESTÃO FOOD SAFETY E O USO DE ARMADILHAS LUMINOSAS COMO PLANO DE HACCP
Quando se trata de operações alimentícias, atualmente, na maioria dos casos são regidas por protocolos detalhados de Food Safety, que estipulam procedimentos técnicos de higiene a serem seguidos como boas práticas de fabricação (BPF). As indústrias, seus fornecedores e o varejo Food Service consideram inadmissível a presença de insetos, principalmente moscas, num ambiente de manipulação de alimentos.
O sistema HACCP (ou APPCC) está ligado de modo direto ao BPF, pois ele consiste em um sistema que é baseado na prevenção de riscos. Nele são adotadas medidas que possam controlar (ou reduzir em um nível aceitável) riscos de existências de pragas, por exemplo.
É item de auditoria dispor de um plano eficaz implantado por empresas capacitadas, trazendo nele recursos como armadilhas luminosas para o monitoramento da infestação moscas ou outros insetos voadores.
Baseada no programa de HACCP, a FSSC22000 é um sistema de gestão de segurança dos alimentos que dá reconhecimento e credibilidade à marca da sua empresa, porque coloca a indústria que a segue como praticante de programas sólidos de higiene, segurança e qualidade desses alimentos.
As armadilhas luminosas da Ultralight são evidências objetivas de um padrão GMP bem conduzido de isolamento das áreas e higiene correta nas instalações de manipulação de alimentos e afins. É através da armadilha luminosa adesiva que se evidencia trabalho técnico a um alto nível profissional da prestadora de serviço e uma gestão Food Safety adequada nas áreas críticas e entornos.
No entanto, é necessário que se faça a manutenção das armadilhas corretamente e dentro do prazo de cada componente. Somente assim você manterá a eficácia do aparelho em 100%.
As placas adesivas precisam ser substituídas quando estiverem com 70% de sua superfície coberta por insetos, o que ocorre em média a cada 15 dias. Já as lâmpadas, devem ser trocadas a cada 10 meses, aproximadamente com 8.000 horas de uso, se tratando de lâmpadas UV-A comuns, pois quando for LED o prazo é de 24 meses.
Por fim, o Protetor PETG deverá ser substituído a cada 12 meses, podendo antecipar quando ele estiver opaco e/ou amarelado.
Pense nisso! Quando todo o conjunto de CIP está em ordem, demonstra-se que não há falhas em suas operações.
REFERÊNCIAS BÍBLIOGRÁFICAS:
NASCIMENTO, Amanda. Normas e padrões de qualidade na indústria de alimentos. 2021. Disponível aqui. Acesso em 08 de março de 2021.
NASCIMENTO, Amanda. O que é APPCC e qual a sua importância?. 2020. Disponível aqui. Acesso em 08 de março de 2021.
Prof. José Carlos Giordano
JCG Assessoria em Higiene e Qualidade
Consultor em Food Safety
11 9 9977 – 5949