Quando se trata de operações alimentícias, atualmente, na maioria dos casos são regidas por protocolos detalhados de Food Safety, que estipulam procedimentos técnicos de higiene a serem seguidos como boas práticas de fabricação (BPF). As indústrias, seus fornecedores e o varejo Food Service consideram inadmissível a presença de insetos, principalmente moscas, num ambiente de manipulação de alimentos.

O sistema HACCP (ou APPCC) está ligado de modo direto ao BPF, pois ele consiste em um sistema que é baseado na prevenção de riscos. Nele são adotadas medidas que possam controlar (ou reduzir em um nível aceitável) riscos de existências de pragas, por exemplo.

É item de auditoria dispor de um plano eficaz implantado por empresas capacitadas, trazendo nele recursos como armadilhas luminosas para o monitoramento da infestação moscas ou outros insetos voadores.

WhatsApp Image 2021 03 11 at 16.21.04

Baseada no programa de HACCP, a FSSC22000 é um sistema de gestão de segurança dos alimentos que dá reconhecimento e credibilidade à marca da sua empresa, porque coloca a indústria que a segue como praticante de programas sólidos de higiene, segurança e qualidade desses alimentos.

As armadilhas luminosas da Ultralight são evidências objetivas de um padrão GMP bem conduzido de isolamento das áreas e higiene correta nas instalações de manipulação de alimentos e afins. É através da armadilha luminosa adesiva que se evidencia trabalho técnico a um alto nível profissional da prestadora de serviço e uma gestão Food Safety adequada nas áreas críticas e entornos.

No entanto, é necessário que se faça a manutenção das armadilhas corretamente e dentro do prazo de cada componente. Somente assim você manterá a eficácia do aparelho em 100%.

As placas adesivas precisam ser substituídas quando estiverem com 70% de sua superfície coberta por insetos, o que ocorre em média a cada 15 dias. Já as lâmpadas, devem ser trocadas a cada 10 meses, aproximadamente com 8.000 horas de uso, se tratando de lâmpadas UV-A comuns, pois quando for LED o prazo é de 24 meses.
Por fim, o Protetor PETG deverá ser substituído a cada 12 meses, podendo antecipar quando ele estiver opaco e/ou amarelado.

Pense nisso! Quando todo o conjunto de CIP está em ordem, demonstra-se que não há falhas em suas operações.

haccp overview

 

REFERÊNCIAS BÍBLIOGRÁFICAS:

NASCIMENTO, Amanda. Normas e padrões de qualidade na indústria de alimentos. 2021. Disponível aqui. Acesso em 08 de março de 2021.

NASCIMENTO, Amanda. O que é APPCC e qual a sua importância?. 2020. Disponível aqui. Acesso em 08 de março de 2021.

Prof. José Carlos Giordano
JCG Assessoria em Higiene e Qualidade
Consultor em Food Safety
11 9 9977 – 5949

Compartilhar: